top of page
Buscar
  • Foto do escritorMuseu do Brinquedo

Visita dos alunos e professores da Escola Professor Agostinho Fonseca Neto ao projeto OBBA/2022



Hoje tivemos a visita dos alunos e professores da Escola Municipal Professor Agostinho Fonseca Neto. Foi uma tarde de muita construção e brincadeira.


O Projeto OBBA é uma atividade extensionista do Laboratório Escola Brincante, coordenado pelos professores Elizara Carolina Marin e Pierre Normando Gomes-da-Silva.


O laboratório constitui-se num espaço e numa metodologia de ensino e de pesquisa para brincar, educar e amar. Baseado na Pedagogia da Corporeidade (Gomes-da-Silva, 2011; 2013; 2016; 2019), atribui um valor ontológico e epistemológico ao brincar, daí propor o jogo para todas as idades, diferentes públicos e distintas metas.


Ao reconhecer o jogo tradicional, especificamente o brinquedo artesanal, como aquele que tem presença nas mais diversas culturas e permanência em destacadas épocas, busca avaliar sua contribuição na constituição subjetiva do sujeito individual e do seu pertencimento social.


A Oficina de Brinquedos e Brincadeiras têm como princípio a construção do próprio brinquedo a partir de materiais reutilizáveis e de baixo custo. Construção, que é favorecer a noção de reversibilidade, envolvendo os processos de composição, montagem e fabricação. A finalidade é confrontar a noção linear e progressiva do tempo com a vivência das possibilidades de recomeçar e recriar o jogo, a circunstância e o próprio modo de se relacionar com o mundo.


A OBBA deste ano, 2022, oferecerá à visitação guiada ao MUSEU DO BRINQUEDO e a construção, experimentação e interpretação de um dos brinquedos do acervo do museu, a “ZARABATANA”, visando aproximação ao conhecimento da cultura indígena brasileira e latino-americana, das artes e grafias indígenas, das músicas e vídeos que tematizem a zarabatana, juntamente a um passo-a-passo de construção do brinquedo. Serão 08 Oficinas para escolares e 05 Oficinas para formação profissional.


Agradecemos a presença do Professor Rodrigo Sousa-Cruz, junto com a professora Tereza Quintas e da colaboradora Michelle. Agradecemos também aos membros do GEPELF: Amanda, Ennya, Thalyta, João Victor e Pedro. Um belo trabalho sobre brinquedo, cultura e educação.



Créditos das imagens: Amanda Lima.

5 visualizações
bottom of page